- Área: 20 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:LGM Studio - Luis Gallardo
Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito arquitetônico para o "A 47" pretende construir algo mais que somente uma biblioteca sobre rodas. Enquanto as disposições tradicionais das livrarias poderiam impedir a flexibilidade do espaço e bloquear as vistas, foi optado, neste caso, por transladar a coleção de uma nova forma. Desta maneira, criou-se um espaço dinâmico e transparente em relação contínua com o contexto urbano: uma plataforma aberta que permite uma infinidade de atividades e configurações para apresentações, leituras, oficinas e workshops.
Os livros, que ficam desta maneira abrigados sob o teto do caminhão opaco, conformam assim um leilão colorido desde o interior, um elemento visual que confere caráter e significado ao espaço central. A elevação de plataformas móveis controla o acesso dos vendedores de livros e possibilita uma série de configurações de acordo com as diferentes atividades, conservando os livros como cenário das mesmas.
A partir do Interior, percebe-se o ritmo de pórticos que suspende uma malha estrutural em 3 dimensões, onde são dispostos até 1.500 livros em prateleiras desmontáveis. As 26 portas que configuram o perímetro estabelecem uma conexão dinâmica entre interior e exterior, permitindo também ao público uma aproximação e um uso flexível, e constituindo uma metáfora das infinitas possibilidades que oferece a estrutura móvel. A partir do exterior, a percepção da marca d'água transparente que suspende o grande volume sólido atrai o usuário, através do qual vai vislumbrando a diversidade sugestiva dos livros.